Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação | Notícias

VALE D’ALGARES APRESENTA PRIMEIROS VINHOS DA COLHEITA DE 2009

Vale D’Algares acaba de lançar no mercado os seus mais recentes vinhos: ‘Guarda Rios Rosé’, ‘Guarda Rios Branco’ e ‘Selection Branco 2009’

Edição PCF - 17/05/2010 - 08H00 -  Fotos: MMS/JdV 2010

____________________________________________________________________________________________

Produzidos sob a batuta enológica de Pedro Pereira Gonçalves, vencedor do troféu "Enólogo do Ano" na 1ª Gala dos Vinhos do Tejo, (na foto), os Guarda Rios são vinhos que transportam toda a pureza e autenticidade das castas, amadurecidas no ecossistema Vale D’Algares e integram a gama Premium da marca.

O Rosé é produzido a partir das castas Touriga Nacional, Aragonês e Syrah, para 7 mil garrafas, e o Branco combina as castas Chardonay (35%), Sauvignon Blanc (25%), Alvarinho (25%) e Arinto (15%), numa produção de 27 mil garrafas.

A monda foi realizada em cachos em verde e, no caso do Rosé, a 80% do pintor (momento em que as uvas ganham a cor), sendo que, em ambos os casos, as uvas foram transportadas em caixas de 12,5 quilos, protegidas por gelo seco.

As uvas foram conservadas durante 12 a 24 horas em câmara frigorífica. A prensagem foi feita a 0º, com e sem engaço. A prensagem da fruta a temperatura baixa ajuda à comncentração de aromática.

No caso do Guarda Rios Rosé, a fermentação fez-se por castas com temperatura controlada em inox. No Guarda Rios Branco, a fermentação e o estágio fizeram-se a 14º e em inox, nos casos das castas Sauvignon, Alvarinho e Arinto (tendo a Alvarinho e a Arinto permanecido três meses sobre as borras com battonage ligeira).

Cerca de 35% do lote fez a fermentação em barricas de carvalho francês, dos quais 40% da Chardonay em fermentação maloláctica parcial.

Guarda Rios Branco e Rosé são comercializados nos pontos de venda a um P.V.P. recomendado de € 6,75.

SELECTION


O Selection Branco 2009 é um produto Super-Premium, do qual se produziram 9.500 garrafas, em solos argilo-calcários, a partir das castas Viognier (55%), Alvarinho (30%) e Verdelho (15%).

Este vinho resulta de um processo diferenciado de vinificação, com monda de cachos em verde, e vindima manual para caixas de 12 Kg, onde foram transportadas sob protecção de gelo seco.

A prensagem foi feita totalmente com engaço e a fermentação foi realizada em barricas de carvalho francês (90%) e cuba de inox (10%), com estágio de seis meses em barricas de carvalho francês com battonage.

O Selection Branco 2009 é distribuído junto das principais Garrafeiras, Lojas Gourmet e Restaurantes de referência em garrafas de 0,75 L e comercializado nos pontos de venda a um P.V.P. recomendado de € 9,95.


 

Imagem associada

› clique para aumentar uma imagem


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET