Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação | Vinhos Do Mundo

UMA ADEGA NO FUNDO DO MAR?

Espanhóis imergem Laboratório para avaliar a capacidade de envelhecimento de bebidas.

30-12-2010/08H00 Edição MMS - Fotos: D.R.

____________________________________________________________________________________________

O porto da cidade costeira de Plentzia (Biscaia, Espanha) testemunhou o lançamento e instalação de dois módulos "MEC" (Módulos de Controlo e Envelhecimento) do «Laboratorio Submarino de Envejecimiento de Bebidas Plentzia (LSEB Plentzia)».

Trata-se de um laboratório sub-aquático que vai estudar os efeitos da imersão prolongada de bebidas alcoólicas engarrafadas ou seja, a sua capacidade de envelhecimento.  

A experiência tem na base as sucessivas descobertas de vinhos e outras bebidas em navios naufragados há largas centenas de anos as quais adquiriram melhores propriedades organolépticas.

Segundo  Iñaki Etaio, um dos cientistas do projeto Plentzia, “cada garrafa no oceano tem uma irmã gémea na cave o que permite comparar e saber se há diferenças resultantes das condições de conservação”.

Cada módulo “MEC” tem no seu interior um conjunto de sensores e câmaras de circuito interno de televisão que envia os dados para uma central de informações que controla os dados de cada produto.

Neste projecto participam várias empresas produtoras de bebidas, nomeadamente de vinho, oriundas de onze Denominação de Origem espanholas.
 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET