Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação | Notas de Prova Comparadas

Quinta das Marias DOC Dão Tinto Touriga Nacional 2005

Um Dão da nova geração que reuniu o consenso de quase todos os críticos com nota 17. Este varietal é da responsabilidade de Peter Viktor Eckert.

“Prova de 2007. Muito bem no aroma, com as notas florais a aparecerem, aqui bem amparadas pelas notas da barrica. O impacte é muito bom, a atracção é imediata. A afinação na prova de boca, a boa ligação entre os vários elementos, tudo aponta para uma prova que pode ser imediata. Mas com esta qualidade que é que vai ter coragem de guardar algumas garrafas na cave?”

17 pts …………….........................................…. João Paulo Martins in “Vinhos de Portugal 2008”, pag 188


“Muito bem no aroma, com as notas florais a aparecerem, aqui bem amparadas pelas notas da barrica. O impacte é muito bom, a atracção é imediata. A afinação na prova de boca, a boa ligação entre os vários elementos e a excelente acidez que apresentam para pode ser consumido desde já.”

17 pts …….. ………………........................................Revista de Vinhos – “Guia de Compras 2008”, pag 103


Nariz afilado, precisos, elegante e profundo. O que é da Touriga está bem presente, fruto silvestre e violeta. Mas conserva a sensatez aromática sem excessos. Boca muito apurada, controlada, sem picos de intensidade mas muito subtil no conjunto. O final é longo, estruturado por taninos aliados à concentração de sabor, pronunciando o potencial escondido. Foram elaborados 3000 litros de um Touriga Nacional que já é referência no Dão.

17 pts ……………….Tiago Teles/Pedro Gomes (Julho 2007) in “Portal Portugal 2008 Guia de Vinhos”, pag. 138


“Cor violeta muito opaca. O volume é alto, a amplificação do sinal elevada, a intensidade uma realidade. Tudo é exorbitante, tudo é amplificado. Os fumos da Barrica, a fruta madura, o álcool marcado, a acidez acerada, o açúcar no final da boca, todos são exacerbados a um nível pouco habitual. É um vinho brutal, onde conceitos como harmonia e proporção são evitados. Os amantes de testosterona vão adorar."

15 pts ……………………………...................................................Rui Falcão in “Gui da Vinhos 2008” pag 132

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET