Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação | Entrevista/Reportagem

ESPORÃO COMEMORA 40 ANOS

O Esporão mantém-se como uma empresa estritamente familiar, potenciando assim a motivação natural de querer criar riqueza para a geração seguinte.

2013-10-01


O Esporão nasceu em Reguengos de Monsaraz, há 40 anos, da vontade incondicional de fazer os melhores vinhos. Com propriedades no Alentejo, a Herdade do Esporão, e no Douro, a Quinta dos Murças, o Esporão está hoje presente em mais de 50 países.  


A primeira colheita data de 1985, sob a marca Esporão Reserva. A gama de vinhos iria posteriormente alargar-se a outras marcas, com o lançamento do Alandra em 1991 e de Monte Velho e Vinha da Defesa em 1992, a que se seguiram as restantes marcas produzidas pelo Esporão.

Em 1997, era inaugurado o Enoturismo, projeto pioneiro em Portugal, que pretende oferecer a todos os visitantes, nacionais e internacionais, a experiência de conhecerem onde nascem e como são feitos os vinhos do Esporão. No restaurante, os pratos recriam as receitas tradicionais, com um toque de contemporaneidade.

À experiência gastronómica soma-se, obviamente, a experiência vínica, que começa nas vinhas e termina no copo, sendo possível visitar vinhas, adegas e caves, realizar provas de vinhos e azeites, cursos vínicos, entre outras atividades.

Os reconhecimentos nacionais e internacionais têm vindo a consolidar a imagem do Esporão no mundo. Em 2001 o Esporão foi capa da prestigiada revista Time e eleito Empresa do Ano 2001 e 2008, pela Revista de Vinhos. Em 2011, foi destacado como Produtor do Ano, pela revista Wine.

Em 2008, o projeto do Esporão entendeu-se ao Douro, com a aquisição da Quinta dos Murças, com a ambição de fazer grandes vinhos nesta região. Localizada no Cima Corgo, ao lado da aldeia de Covelinhas, entre a Régua e o Pinhão, a propriedade tem uma área total de 155 hectares, sendo que as vinhas, olival e laranjal encontram-se em modo de produção biológica.

A promoção da cultura e a preservação do meio ambiente são também dois valores enraizados na cultura do Esporão.

Ao nível da responsabilidade ambiental, em toda a área de vinha e olival das diferentes propriedades do Esporão é seguido o modo de produção integrada, exceto os 66 hectares da “Vinha da Defesa” e os 80 hectares de olival na Herdade do Esporão, que já estão certificadas em modo de produção biológica, ou as áreas em processo de conversão para este sistema agrícola.

Em Abril de 2013, a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão levou à atribuição do disputado e prestigiado prémio “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013”.

Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo.

 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET