Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação |

COMPANHIA DAS QUINTAS LANÇA «UniQo» TOURIGA NACIONAL

Edição limitada de um vinho tinto que reúne as melhores Tourigas Nacionais da colheita de 2010, das diversas Quintas.

2013-12-07

Depois do Uniqo Sercial 2009, a Companhia das Quintas apresenta agora uma segunda preciosidade desta marca topo de gama, também ela muito especial, não repetível e uma experiencia  para os verdadeiros apreciadores.

Trata-se do Uniqo Tinto 2010, Touriga Nacional, e é o resultado do trabalho da equipa de enologia liderada pelo Eng.º João Corrêa, que tem vindo a desenvolver vários ensaios e projetos.

Com base na casta  Touriga Nacional, nasce o «Uniqo» Tinto 2010 Touriga Nacional. Um vinho que conjuga os melhores lotes de Touriga Nacional produzidos na colheita de 2010, nos diversos terroirs da Companhia das Quintas: Quinta da Fronteira (Douro Superior); Quinta do Cardo (Beira Interior); Quinta de Pancas (Lisboa) e Herdade da Farizoa (Alentejo).

Segundo fontes da empresa, «o resultado é um vinho nobre, estruturado, com aromas intensos a frutos pretos muito maduros e nuances silvestres (esteva, ameixa e amora), sendo ideal para acompanhar pratos de carnes assadas (cabrito ou vaca) e caça (perdiz ou lebre)».

Estes lotes de Touriga Nacional estagiaram em barricas novas e de um ano (50%/50%) de carvalho francês durante vinte meses e depois seguiram-se doze meses de envelhecimento em garrafa.

Dentro deste conceito de ‘Uniqo’ a equipa de enologia da Companhia das Quintas tem vindo, ao longo dos anos, a trabalhar castas e processos de vinificação com o objetivo de inovar e trazer ao mercado novos vinhos com perfis e características, também elas, únicas.

“Fomos buscar o que de melhor a Touriga Nacional oferece nos diferentes terroirs, em cada uma das nossas Quintas. Começámos a nossa viagem no nordeste de Portugal e seguimos para o planalto mais alto para encontrar as uvas mais frescas. A sul, nas encostas de argila calcária, encontrámos as uvas mais elegantes e no sudoeste, nas terras quentes de barro e xisto, selecionamos as uvas mais encorpadas. Depois fomos para a adega e criámos algo único: o Uniqo Tinto 2010, Touriga Nacional”, explica João Corrêa, responsável pela equipa de enologia da Companhia das Quintas.

O Uniqo Tinto 2010, Touriga Nacional, vai estar disponível em garrafeiras e lojas da especialidade, numa quantidade limitada de 3.300 garrafas e com um PVP Recomendado de 19,90€.

O primeiro lançamento em 2012: Uniqo Sercial 2009  


Em 2012, foi lançado o primeiro vinho Uniqo com origem na Quinta da Romeira e numa casta muito especial, o Sercial. Também conhecida na região como Esgana Cão. Este nome tão sui generis deve-se às características próprias da casta: muito adstringente e com taninos muito presentes.

Esta casta branca tem tantos ou mais taninos que muitas castas tintas. A maturação e o estágio do Uniqo Sercial 2009 em tudo é idêntico aos vinhos tintos de topo, com dezoito meses em barricas de carvalho francês e doze meses de envelhecimento em garrafa.

O resultado foi um vinho  com aroma complexo, centrado nas especiarias e em notas cítricas , denotando sugestões de laranja  e pera. Na boca apresenta-se  volumoso,  arredondado e com um final intenso.  

Recomendado para acompanhar peixes gordos, carnes brancas, caça e queijos de pasta mole. Com um teor alcoólico de 12,5%, este vinho branco deve ser consumido à temperatura de 12ºC e guardado à temperatura constante de 15ºC.

 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET