Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação | Enogastronomia

SABORES HARMONIZADOS DO EIXO ATLÂNTICO

Criada plataforma inovadora reunindo o que de melhor se faz na gastronomia, vinhos e turismo de qualidade na zona do Eixo Atlântico

2014-01-30

_________________

Abrangendo as regiões das 37 cidades referentes ao norte de Portugal e da Galiza, foi proposto pelo colunista e crítico gastronómico Mário Rodrigues, a criação de uma plataforma abrangendo as regiões referidas nas áreas da gastronomia, vinhos e turismo de qualidade.

Esta proposta surgiu no almoço realizado a 7 de Janeiro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, onde estiveram presentes, jornalistas, chefs de cozinha de ambos os lados da fronteira, autarquia de Viana do Castelo e Politécnico.

Passou a integrar a comissão com  Mário Rodrigues, Cristina Felix diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e promotora do almoço, assim como o jornalista Galego José Manuel Garcia.

Esta comissão tem vindo a criar uma plataforma, convidando alguns jornalistas de Portugal e da Galiza pertencentes à zona do Eixo Atlântico, chefs de cozinha, enólogos, autarcas e outras personalidades ligadas a entidades académicas e/ou turismo.

São em qualquer dos casos nomes de referência que ajudam a  acrescentar valor a uma plataforma e projeto único, que se saiba a nível mundial. A

Plataforma já engloba nesta fase cerca de 40 nomes do Eixo, reunidos em poucos dias e que se juntarão em almoço na Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, dia 3 de fevereiro, para apresentação do projeto.

Este almoço estará já imbuído no espírito Atlântico, pois será confecionado a várias mãos por chefs da Galiza e de Portugal o chef Felício Dantas da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, que fará a coordenação.

O SHEA - Sabores harmonizados do Eixo Atlântico, tem por objetivo em termos  latos, realizar um evento anual que faça parte do calendário nacional de ambos os lados da fronteira, realizando-se alternadamente, sendo o primeiro em Viana do Castelo.

Outro objetivo são visitas profissionais a realizar ao longo do ano, nas diversas áreas, criando um intercâmbio dinâmico até agora inexistente, ao nível da comunicação social, chefs de cozinha, enólogos, autarquias e outras entidades. A produção de um programa de televisão conjunto está também nos objetivos
 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET