Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação |

QUINTA DO MONTE XISTO COLHEITA 2012

A nova colheita foi apresentada recentemente a Estação de São Bento, no Porto e destaca-se claramente pela forte personalidade e elegancia.

10/2014

______________________

Vinificado sob a orientação de João Nicolau de Almeida e pelas mãos dos seus filhos, a família acaba de lançar no mercado o Quinta do Monte Xisto Colheita 2012.

Elaborado através das castas Touriga Nacional, Touriga Francesa e Sousão, o Quinta do Monte Xisto colheita 2012 é o resultado da história e do conhecimento adquirido por duas gerações da família Nicolau de Almeida,  que enaltece a cultura do Douro e a especificidade característica do terroir.

Elegante a sedoso na boca, a colheita 2012 tem uma surpreendente acidez que faz preencher uma sequência de sabores finos amparados por taninos suaves perfeitamente integrados. Repleto de aromas silvestres e florais, numa primeira abordagem projecta-nos para a flora da quinta: flor de laranjeira, rosmaninho, funcho, bosque de zimbros e carrascos. À medida que nos envolvemos vai se distinguindo a sua personalidade forte, a sua estrutura elegante e uma coerência com o seu terroir. O final prolonga-se potente, incitando-nos a continuar o diálogo com vinho.

Nesta colheita 2012, as uvas foram vindimadas manualmente no início de Setembro e vinificadas em lagares de granito com pisa a pé. A fermentação desenvolveu-se ao longo de 6 dias no lagar com leveduras indígenas, seguindo-se um estágio de 18 meses em pipas de 600 litros.  

Segundo João Nicolau de Almeida “é com muito orgulho que apresentamos a colheita 2012 do Quinta do Monte Xisto, um vinho com uma diversidade de aromas, estrutura elegante e uma personalidade muito própria. Mais do que uma experiência cultural, a prova de um vinho é essencialmente pessoal e nasce muito da nossa predisposição para viajarmos ao sabor dele e acredito que esta colheita vá permitir uma ‘viagem’ inesquecível”.

Distribuído em Portugal pela PrimeDrinks, o Quinta do Monte Xisto está disponível em Garrafeiras e Restauração Premium, numa edição limitada de apenas 3.500 garrafas.
 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET