Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação |

ADEGA DE BORBA GRANDE RESERVA 2011

Um tinto consistente, elegante e muito bem equilibrado. Excelente.

2/2015

A excelente qualidade das uvas da vindima de 2011, permitiu à Adega de Borba, pela terceira vez, produzir uma edição limitada do vinho “Rótulo de Cortiça” com o designativo Grande Reserva.

Este vinho foi elaborado a partir de uvas das vinhas mais antigas da região de Borba, com duas das castas mais emblemáticas e representativas da região, a Trincadeira e o Alicante Bouschet, instaladas em solos de xisto.

Vindima manual, uvas desengaçadas e fermentadas com controlo térmico em lagar de inox de pequeno volume com pisa mecânica moderada.

Fermentação maloláctica em barricas novas seleccionadas de carvalho francês em ambiente climatizado, ao qual se seguiu um estágio em tonel novo para integração vinho-madeira, de 18 meses.

Após uma filtração suave, o vinho foi engarrafado e descansou para afinamento durante 12 meses em cave.

Cor granada com nuance vermelha. Boa intensidade aromática, com destaque a frutos do bosque, chocolate, tabaco e tosta.Sabor macio, com frescura, textura de taninos fortes e untuosos a frutos do bosque e especiarias. Final sedoso, prolongado e persistente de grande elegância.

Teor Alcoólico: 14,5%Vol. - Acidez Total: 5,80 g/L - pH: 3,50
 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET