Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação | Enogastronomia

CHEF RODRIGO CASTELO: REVELAÇÃO NO CONCURSO DA IGUARIAS E VINHOS DO TEJO

Taberna Ó Balcão: restaurante do Chef Rodrigo Castelo arrecada Prémio Revelação

3/2015

______________________

O restaurante Taberna Ó Balcão – do chef Rodrigo Castelo – foi uma das grandes surpresas da Gala dos Vinhos do Tejo ao arrecadar o Prémio Revelação do ‘Tejo Gourmet - 5.º Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo’, pela primeira vez com âmbito nacional. Decorreu este Sábado, dia 07 de Março, no Convento de S. Francisco em Santarém, a cerimónia onde foram anunciados e entregues os prémios do ‘VI Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo’ e do ‘Tejo Gourmet’.

A iniciativa ‘Tejo Gourmet’ é promovida anualmente pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e tem como objectivo promover os vinhos do Tejo e a sua harmonização com a gastronomia, regional ou contemporânea. A distinção atribuída ao scalabitano Taberna Ó Balcão – um lugar de culto gastronómico que nasceu para surpreender os comensais da cidade, mas também todos aqueles que se queiram deliciar com as iguarias criadas por Rodrigo Castelo – acontece apenas quando o júri considera, de forma unânime, que um dos restaurantes se destaca dos outros pela sua originalidade e qualidade.

 “É com enorme orgulho e honra que vejo o meu trabalho reconhecido a este nível e em tão pouco tempo. O Taberna Ó Balcão é um projecto de vida..., é um sonho tornado realidade. Cozinho com paixão e sentimento, inovando o que é tradicional. Depois do produto gastronómico – que tem que ser de imensa qualidade –, o vinho é também um dos protagonistas do meu restaurante, ou não fosse esta uma “taberna” em plena região vitivinícola (do Tejo).”, afirma Rodrigo Castelo.  
 
Para a organização do concurso ‘Tejo Gourmet’, o Taberna Ó Balcão “corre o risco de ser tornar ponto obrigatório para todos os que não dispensam o verdadeiro petisco, o bom convívio e o ambiente informal nas suas investidas gastronómicas. Criatividade a toda a prova, produto de qualidade irrepreensível e o ressurgimento de receituário da grande tradição é o que se percebe logo numa primeira visita. Depois é todo um desenrolar de texturas, sabores e emoções. Pode literalmente dizer-se que é a reinvenção em modo maior da casa de pasto de antigamente, em toada moderna. Boa e ajustada oferta de vinhos. Quem diria que Santarém iria ter uma casa assim?”.

Rodrigo Castelo nasceu em Santarém, em 1980, e desde cedo desenvolveu o gosto pela cozinha, influenciado pelo pai. Trabalhou na indústria farmacêutica até que, ao ser despedido, decidiu inverter o rumo da sua carreira e concretizar o velho sonho de abraçar uma nova profissão. Em Outubro de 2013, inaugurou o Taberna Ó Balcão em Santarém. O respeito pelos produtos do Ribatejo é algo que sempre fez parte da sua forma de estar na vida e na cozinha – mesmo quando se limitava a fazer petiscadas para os amigos. Por instinto e curiosidade, desenvolveu um repertório consistente de inspiração tradicional e regional. A vontade de se superar tem-no levado a investir no capítulo da formação, levando-o a rever, a aperfeiçoar e a rectificar constantemente o seu receituário.
 

 

Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET