Banner Principal - Jornal de Vinhos
Português English Castellano


Informação |

MOUCHÃO TONEL 3-4 ANTEJO TINTO 2011

O lançamento de uma nova colheita de Tonel 3-4 é sempre mais do que um anúncio, é um prenúncio de qualidade excecional e rara.
 Apenas produzido em anos de qualidade excecional, o que lhe confere um estatuto de ícone, o Tonel 3-4 é assumidamente um clássico entre clássicos. A espera denuncia a excelência, ou não fosse este o mais fiel retrato do perfil da Herdade do Mouchão, centenária adega alentejana reconhecida pela produção de tintos de classe superior.
 
A decisão de se produzir um Tonel Nº 3-4 é complexa e ponderada. Em anos de colheitas excecionais e comprovada a sua qualidade, a equipa de enologia da Herdade do Mouchão reserva cerca de 10 mil litros de vinho nos famosos tonéis 3 e 4, de carvalho português, macacaúba e mogno, onde estagia durante 36 meses.
 
É depois engarrafado e deixado a repousar durante pelo menos 24 meses em ambiente climatizado. Findo esse período, e passados alguns anos desde a colheita, é que se decide se o vinho tem a qualidade desejada para obter o selo de Tonel 3-4. É assim desde 1996, ano de colheita do primeiro lançamento, ao qual se seguiram as edições de 1999, 2001, 2003, 2005 e 2008.
 
O Herdade do Mouchão Tonel Nº 3-4 2011 é um vinho que carrega a responsabilidade de respeitar a casta e a tradição em anos excecionais. Pleno de garra, profundidade e complexidade, é produzido a partir de uma cuidada seleção de uvas Alicante Bouschet provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos, berço da casta em Portugal. 
 
De cor grená profunda e intensa, destaca-se pela camada de sabores a eucalipto, menta, especiarias e frutos negros, que se apresentam de forma elegante e subtil. Ainda com direito próprio, pede tempo de guarda de forma a poder mostrar toda a sua genialidade e o potencial de envelhecimento da Alicante Bouschet.
 
 
Herdade do Mouchão Tonel 3-4 2011
P.V.P.: 100€ (75 cl) 
 
Imagem associada


JORNAL DE VINHOS 2008 v. 2 POWERED BY VBWORKS.NET