REGIÃO: Reguengos de Monsaraz – Alentejo – Portugal
CLASSIFICAÇÃO: DOC Alentejo
CASTAS: Vinhas Velhas ( Alicante Bouschet, Trincadeira, Aragonez, Castelão )

Alcooll: 16% vol.
ACIDEZ TOTAL: 5,7 g/l de ácido tartárico
pH: 3,72
AÇÚCAR RESIDUAL: 1,2 g/l
ENOLOGIA: Rui Veladas e Tiago Garcia

"Os viticultores são os artesões que namoram a natureza, que acarinha e protege as videiras, na adega disciplina-se o temperamento selvagem da fermentação para no final podermos contactar com um líquido civilizado e apaixonante. Os vinhos assim são os verdadeiros vinhos de Terroir como este Primitivo.A relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular da região dá origem ao nascimento de variedades de uva, que expressam livremente a qualidade, tipicidade e identidade de um grande vinho"

VITICULTURA: Vinhas instaladas em solos derivados de rochas eruptivas de que se destacam os Quartzo-Dioritos, algumas manchas de derivados de Xisto e uma pequena mancha com solos derivados de Rañas, beneficiando de um clima mediterrânico com elevadas amplitudes térmicas de Verões quentes e secos e Invernos frios. Após as intervenções necessárias durante o ciclo vegetativo, as uvas são vindimadas no ponto ótimo de maturação.

VINIFICAÇÃO: Após a seleção das melhores uvas das vinhas velhas dos nossos associados, procede-se à vindima manual daquela que será a matéria-prima deste vinho. Chegadas à adega são descarregadas e imediatamente parcialmente desengaçadas e esmagadas, seguidas de fermentação alcoólica com leveduras indígenas em lagares de pedra com pisa a pé.. Para preservar todo o Terroir e caracteristicas deste vinho, não foi feito qualquer estágio em barricas de carvalho.

NOTA DE PROVA: Vinho de aspecto cristalino,cor granada profunda, aroma de frutos pretos, maduros, compota, geleia integradas com notas especiadas. Concentrado, estruturado, complexo e intenso, num conjunto exuberante com excelente persistência.

LONGEVIDADE: Consumir durante os próximos 5 a 7 anos.

HARMONIZAÇÃO: Acompanha com pratos de carne vermelha, caça, patês, enchidos e queijos de cura. Deverá ser consumido à temperatura de 16C-18C.