Numa união entre as carnes El Capricho, conhecidas como “as melhores do mundo”, e os vinhos Esporão, marca nascida no Alentejo e produzida ao ritmo da natureza, é proposta uma refeição com a harmonização perfeita e o cenário ideal.
O menu foi concebido propositadamente para a noite de 7 de junho, pode ser saboreado por 60€ e promete oferecer a melhor experiência de harmonização. Trata-se de um jantar vinico proposto pelo WOW, que junta o restaurante 1828, as carnes El Capricho e os vinhos Esporão.
“Propomos um menú de degustação com princípio, meio e fim, cuidadosamente preparado, que visa proporcionar o equilíbrio necessário entre os pratos propostos e os vinhos que com eles harmonizam. Tudo isto, para ser saboreado com todo o requinte, no cenário belíssimo do 1828 e com a excelência de serviço a que já habituamos quem nos visita”, afiança Silvina Coelho, chef do 1828.
Já Priscila Haddad, sommelière do WOW, enfatiza que “Olhando à identidade dos pratos selecionados, estão conjugados vinhos de patamar premium, que permitem uma ode à harmonização em cada um dos momentos”.
Uma viagem gastronómica em vários momentos
Quanto à ementa deste jantar vínico, a viagem começa numa prova descontraída de azeites Esporão, exclusivamente do tipo virgem extra ou virgem, produzidos com recurso a métodos naturais e a processos inteiramente tradicionais, preservando o sumo puro das azeitonas.
Depois, as boas-vindas são dadas com um croquete de lombo de vaca maturada, regado por bechamel caseiro e maionese cítrica. Para outros gostos, há salmão fumado com creme fraîche e lima, complementado por crocante de alcaparra. Ou então tártaro de bacalhau com coentro, pó de azeitona e cebola roxa. Em qualquer das opções de canapé, é servido o Esporão Colheita Branco, vinho produzido exclusivamente de uvas cultivadas na Herdade do Esporão, seguindo práticas de agricultura biológica.
Ainda harmonizado com o mesmo vinho, nas entradas é servido o tártaro de vaca, com gema, mostarda Dijon, toque de picante, avruga e tostas de alecrim. A outra sugestão de entrada é costela mendinha a baixa temperatura, com jus maturado. Neste caso, serve com Esporão Moreto Talha, produzido pela marca de vinhos segundo a herança deixada pelos Romanos aquando da sua passagem pelo Alentejo. Para a produção de vinhos de talha à moda romana, a marca vínica utiliza talhas antigas, com capacidade entre os 550 e os 960 litros, permitindo a quem degusta o néctar uma verdadeira viagem no tempo.
De regresso ao presente, é servido um corta sabores: sorbet de laranja sanguínea, harmonizado com espumante bruto, para refrescar o paladar e deixar caminho aberto ao prato principal.
Um jantar biológico, ritmado pela natureza
O ponto alto da refeição chega com o cowboy steak, uma peça de excelência do 1828, grelhada no josper, cozinhada com carvão ecológico. Trata-se de um corte de carne maturada, acompanhada com batata palito caseira, esparregado de grelos e tomate cherry confitado. No copo, harmoniza com Esporão Pivate Selection Tinto, um vinho que resulta da combinação de parcelas únicas, que demonstra a diversidade e riqueza do Esporão e que os organizadores do jantar acreditam ser o par ideal para o prato principal deste jantar.
Para finalizar a refeição – e em contraponto com a força e consistência do prato anterior – está definido algo cítrico e fresco, mais leve e mais elegante: tarte merengada de limão, confit e gel cítrico, harmonizado refrescantemente com Esporão Pivate Selection.
As reservas para o jantar vínico que junta 1828 e Esporão estão disponíveis no site e são aconselháveis.