O restaurante Mesa de Lemos (1* MICHELIN e estrela Verde MICHELIN) vai celebrar a cozinha de Portugal e Espanha num jantar único a decorrer a 6 de junho, que junta o chef Diogo Rocha e o chef Francis Paniego, do restaurante El Portal de Echaurren (2* estrelas MICHELIN e 3 sóis Repsol). Com influências das cozinhas regionais, de Viseu e La Rioja, os chefs vão celebrar as suas raízes numa noite gastronómica, envolta pela tranquilidade das paisagens do Dão.
O fine dining ibérico junta-se à magnífica paisagem da região do Dão para uma experiência única em Viseu. No dia 6 de junho, o chef Diogo Rocha promove uma noite especial, em que partilha a cozinha do Mesa de Lemos (1* MICHELIN – a primeira do distrito de Viseu - e estrela Verde MICHELIN) com o chef espanhol Francis Paniego, responsável pelos restaurantes El Portal de Echaurren (2* estrelas MICHELIN e 3 sóis Repsol) e Echaurren Tradición (1 sol Repsol), ambos localizados no Hotel Echaurren, na povoação serrana de Ezcaray, em La Rioja, norte de Espanha.
“Este é um encontro que prova que a alta gastronomia tem lugar fora dos centros urbanos, onde a beleza da natureza eleva ainda mais este tipo de experiências. No Mesa de Lemos, temos orgulho em ter um menu que se inspira na gastronomia portuguesa e nas paisagens do Dão, onde promovemos os produtos e produtores nacionais. O Francis tem também uma forte ligação às tradições gastronómicas bascas, sobretudo as da sua região, La Rioja. Temos ambos restaurantes fora das cidades e partilhamos o privilégio de trabalhar diariamente em locais onde a natureza assume um papel preponderante, inspirando-nos para uma cozinha mais consciente e autêntica. Este vai ser um jantar que une Portugal e Espanha, com a valorização do produto e dos sabores dos dois países vizinhos”, refere Diogo Rocha.
Com assumida influência da cozinha tradicional riojana, o chef Francis Paniego gere os restaurantes do centenário Hotel Echaurren Relais & Châteaux, na família há cinco gerações, que renovou juntamente com os seus irmãos, tendo sido o primeiro a trazer a estrela MICHELIN para La Rioja, como o El Portal de Echaurren. Francis Paniego foi também responsável por trazer a primeira estrela MICHELIN para Andorra, em 2022, com o restaurante Ibaya, do Hotel Hermitage.
À semelhança do que Diogo Rocha fez com Viseu, Francis Paniego converteu, inesperadamente, a povoação de Ezcaray num destino de alta gastronomia. Conhecido por trabalhar as partes menos nobres dos animais, sobretudo de borrego, típico da região, surpreende pela elegância com que usa estes ingredientes na sua cozinha. Assumidamente influenciado pela cozinha da mãe, que venceu “Premio Nacional de Gastronomía en 1987”, em Espanha, é nos sabores serranos que encontra a sua inspiração diária.
“Para mim, é um autêntico prazer poder cozinhar ao lado do Diogo Rocha, na sua casa Mesa de Lemos. Levaremos uma amostra da cozinha que fazemos em Ezcaray, uma pequena povoação de apenas 2.000 habitantes, na região da la Rioja, onde a minha família gere o hotel Echaurren, há mais de 125 anos. A nossa cozinha está profundamente ligada ao território, às tradições e à paisagem da nossa terra. É com muita satisfação que viajamos até Portugal, para descobrir o Mesa de Lemos e poder partilhar algumas horas de felicidade com quem se junta a nós, ao lado do Diogo e da sua equipa”¸ comenta Francis Paniego.
A unir estes dois chefs está também a preferência por um sabor temperado, que apela ao aconchego ao mesmo tempo que realça a identidade de cada produto. Mestres em combinações inesperadas, os dois chefs preparam um menu para a noite de 6 de junho, no Mesa de Lemos, que combina as influências tradicionais espanholas e portuguesas, onde cada um deposita um cunho criativo, numa união entre a tradição e a inovação.
Este vai ser um encontro entre dois chefs ibéricos, com a particularidade de ambos trabalharem fora dos centros urbanos, com uma cozinha de fine dining muito focada na regionalidade e nas tradições. São ambos assumidamente influenciados pela autenticidade do produto e a cozinha regional, da La Rioja e Viseu/Dão, e vão trabalhar em conjunto pela primeira vez. Esta é também uma noite que promove a descentralização e a promoção de espaços de alta qualidade, com uma oferta diferenciada, fora das grandes cidades.