Aigle é uma pequena vila situada na orla ribeirinha do Vale do Rhône rodeada das montanhas imponentes dos Alpes. Não muito distante situa-se o lago Léman e a região vitícola do Lavaux, mundialmente conhecida pela arquitectura das suas vinhas desenhadas em socalcos e reconhecidas como património mundial pela UNESCO.

A Suíça posiciona-se, no mapa mundial de produtores de vinho, como um pequeno país produtor, todavia com uma qualidade que tem vindo a ter reconhecimento internacional, pese embora a quase totalidade produzida seja consumida internamente.

Os suíços bebem quase a totalidade do vinho que produzem e detêm o 4° lugar mundial no consumo de vinho per capita anual (33 l), é um mercado discreto, porém são consumidores entusiastas e curiosos. Têm cultura do vinho e um poder de compra muito elevado.

Este ano vai ser duplamente importante para a indústria vitícola. A casa helvética vai ser a anfitriã da Assembleia Geral da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e, também daa Festa dos Produtores de vinho – «La Fête des Vignerons » que tem lugar na cidade de Vevey desde 1797.

Os dados de 2018 do Instituto da vinha posicionam o pais no 20° lugar do ranking mundial na produção do vinho, o que representa 0,4 % da produção mundial. As previsões de produção para 2018 rondam os 110 milhões de litros de vinho.

Mais de 32% dos vinhos consumidos na Suíça são produzidos localmente, os 60% restantes sendo importados. Em 2016, o país importou 185 milhões de litros no total sendo que, 123 milhões de litros de tinto, 39 milhões de litros de branco e 22 milhões de litros de vinhos doces e espumosos. As importações mais importantes vêm de Itália (74 milhões de litros ou seja 40 %), seguidas de França (39 milhões de litros ou 21 %), de Espanha (32 milhões de litros ou seja 17 %) e de Portugal (11 milhões de litros ou seja 6%).Aigle, A Capital do Chasselás

Situados no coração do Chablais, junto dos Alpes Valdenses, as vinhas de Aigle estendem-se sobre 135 hectares. 18 viticultores-engarrafadores propõem vinho de Aigle, com DOC Chablais.

A maioria das vinhas plantadas são o Chasselás. Foi graças a esta casta que os vinhos de Aigle detêm uma notoriedade desde a idade média. Os tintos tradicionais são o Gamay e o Pinot noir. Tanto o solo de origem moraine glacial, como o microclima de Foehn dão ao Chasselás um toque verdadeiramente diferente que fazem a reputação desta Denominação de Origem.

Aigle também se distingue pelas suas magnificas vinhas em socalcos com muros impressionantes que são verdadeiros ecossistemas únicos para diversas espécies protegidas. O calor recolhido e guardado nos muros durante o dia proporciona às vinhas um microclima único e favorável para uma maturação ideal.