O final da época 2010/2021 deixou em êxtase milhares de adeptos do Sporting Clube de Portugal, após a conquista do 23º campeonato para o futebol profissional – o feito não acontecia há 19 anos (2002). Para celebrar o acontecimento, a Sociedade Agrícola de Pias foi desafiada por a um grupo de adeptos do clube para criar um vinho especial de homenagem – o Gloria 1906, uma edição especial e limitada a apenas 1906 garrafas.

O projeto começou a ser pensado em 2020, inspirado pela entusiasmante saga de vitórias da equipa leonina que instalava a esperança de que esta seria uma época histórica para o Sporting.

Foi nessa altura que um grupo de amigos composto por Rui Pinto, autor da ideia inicial, Rafael Baptista, Luís Pedro Duarte e Carlos Figueiredo, desafiaram Luís Margaça, sócio-gerente da Sociedade Agrícola de Pias – Família Margaça, e também simpatizante do clube, a reservar uma colheita especial para preparar aquele que poderia ser o vinho de celebração do campeonato.

A escolha recaiu sobre um tinto, reserva especial, marcado pelo carácter forte e garra do Alentejo, atributos que acreditam ser partilhados com os fiéis adeptos do Sporting. Após a seleção, o vinho foi submetido a um estágio de seis meses em barricas de carvalho francês para potenciar todos os seus sabores originais, estrutura e complexidade.

O resultado é um conjunto caracterizado pelo bouquet aromático, com notas de frutos vermelhos maduros e nuances de especiaria fina e baunilha. Um vinho elegante, com acidez moderada, refrescante e sedoso, onde predominam as castas Aragonez, Castelão e Syrah.

“É um projeto especial, não apenas por também partilhar da felicidade pela tão desejada conquista do campeonato, enquanto simpatizante do clube, mas sobretudo pela associação do vinho a momentos de celebração. É assim que gostamos de ver os vinhos da Sociedade Agrícola de Pias junto das pessoas e o que nos motiva a trabalhar diariamente desde 1973. É um enorme orgulho promover os verdadeiros vinhos de Pias pelo país inteiro nesta ocasião tão especial.” Diz Luís Margaça.

Especial é também todo o packaging criado para envolver cuidadosamente esta edição exclusiva. A garrafa vem acondicionada numa elegante e sofisticada caixa com o ano de fundação do clube, 1906, em destaque num estampado a ouro na face principal e numa gravação de baixo relevo na base. Todas as embalagens são feitas à mão e numeradas para garantir a exclusividade.

Uma edição perfeita para colecionadores que já se encontra à venda pelo PVP de 49,06€.