Para António Soares Franco, este prémio foi recebido com “uma grande surpresa". "Pensei que o prémio seria destinado à empresa que celebra 190 anos", começou por comentar. "Agradeço à revista Vinho Grandes Escolhas e à sua equipa pela distinção. Agradeço à minha família, em primeiro lugar, pelo apoio que meu deu. A todas as centenas de pessoas que trabalharam comigo e que fizeram parte do meu percurso de mais de 50 anos. São muitas garrafas vendidas por todo o mundo, cada uma delas levava uma bandeirinha portuguesa, como embaixador do nosso país. Nesta fase, estou a passar o testemunho à 7ª geração, são eles os executivos no dia-a-dia. E com eles, a empresa está muito bem entregue. A eles, e a toda a nova geração aqui presente, deixo os meus parabéns. Os vinhos portugueses têm futuro e a única coisa que vos peço é que tentem melhorar a nossa quota de mercado no estrangeiro, esta tem de ser uma ambição. Temos de fazer mais e melhor, temos todas as condições para isso. Força à próxima geração e para a frente Portugal”, discursou António Soares Franco, na cerimónia dos Prémios Grandes Escolhas – Os Melhores do Ano 2023.

Membro da 6.ª geração da família que detém a José Maria da Fonseca, empresa que celebra este ano 190 anos de existência, António começou a sua carreira no mundo vínico em 1975, ano em que termina a sua licenciatura em Gestão de Empresas no Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa. Nesse ano, António começa a trabalhar, nos EUA, como Associate Marketing Manager na Heublein International, onde integra a equipa de marketing responsável pelos vinhos portugueses (entre eles a marca Lancers) e americanos, associados à Heublein, para todo o mundo fora dos EUA e também pela Smirnoff Vodka.

Três anos depois, em 1978, António regressa a Portugal para aceitar o desafio familiar de integrar a José Maria da Fonseca como Diretor Comercial. Anos mais tarde, assume o cargo de Administrador com o Pelouro da Área Comercial e Administrativa. Já nos anos 80, em 1985, António assume a liderança da José Maria da Fonseca como CEO, cargo que desempenhou por mais de 35 anos. Actualmente é Presidente do Conselho de Administração do grupo familiar, tendo deixado a gestão ao filho António Maria Soares Franco e ao sobrinho Francisco Soares Franco.

Com um papel activo no sector vínico em Portugal e além-fronteiras, António Soares Franco foi Conselheiro da Câmara do Comércio Luso Britânico durante 7 anos. Na ACIBEV (Associação dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos), António desempenhou vários cargos ao longo de 37 anos (1984 a 2023): Presidente da Direcção e Presidente da Assembleia Geral. Foi ainda Membro do Steering Committee, Estudo Porter (1993/1995) para o Cluster dos Vinhos, do Projecto “Construir as Vantagens Competitivas de Portugal”, Presidente da FEVIN – Federação dos Vinhos e Espirituosos de Portugal (1999/2000 e 2005/2006) e Membro do Steering Committee do Projecto da Competitividade dos Vinhos Portugueses - Estudo Porter – (2003/2004).

Empresa centenária

Fundada em 1834, a José Maria da Fonseca iniciou em janeiro de 2024 a celebração do seu 190º aniversário. No ano em que comemora 190 anos, a produtora decidiu renovar a imagem corporativa com um logótipo e uma nova assinatura, alusiva à data. A José Maria da Fonseca é um dos líderes nas áreas da produção e comercialização de vinhos de mesa e generosos em Portugal, estando as respetivas marcas presentes em mais de 70 países. Ao longo dos anos a demonstrar uma crescente preocupação face aos fatores ambientais, a José Maria da Fonseca orgulha-se de utilizar as melhores práticas no tratamento da vinha, na gestão dos recursos naturais, na sua preservação e conservação, tendo sido a primeira empresa certificada no sector viticultor com as normas ambientais ISO 14001. No final de 2021, a José Maria da Fonseca apostou na instalação de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo e concluiu com sucesso a sua certificação em sustentabilidade, segundo o referencial FAIR’N GREEN, sendo o primeiro produtor de vinho português a obter esta certificação em sustentabilidade, após uma análise e consultoria detalhadas e exigentes. O portefólio da José Maria da Fonseca engloba mais de sessenta marcas de grande qualidade, representativas das principais regiões vitivinícolas nacionais: Península de Setúbal, Alentejo, Douro, Dão e Vinhos Verdes. Muitas delas são hoje casos de popularidade a nível nacional e internacional e autênticos emblemas do nosso País. Este sucesso decorre do enorme investimento humano e material, e de uma constante capacidade de renovação por parte da José Maria da Fonseca que, ao longo da sua história, tem sabido preservar uma herança preciosa sem descurar a modernização, correspondendo aos padrões de exigência que os consumidores dela esperam e surpreendendo a cada passo. A José Maria da Fonseca é, desde a sua génese, uma empresa 100% familiar, atualmente gerida pela 7º geração.