A icónica marca do Douro anuncia o lançamento de um estojo em madeira nobre, que reúne um conjunto de Vintage selecionados pela mestria de David Baverstock. Com origem na Quinta do Retiro Novo, a Krohn assinala 16 décadas de história e homenageia o passado com um olhar renovado. A nova imagem acompanha um produto ideal para a época natalícia, uma edição limitada que promete ser memorável.
No ano em que comemora 160 anos de história, a Krohn apresenta um lançamento que simboliza tanto a força do seu legado como o início de um novo ciclo: Krohn Fine Porto Collection, um estojo de madeira exclusivo, que reúne seis Vintage notáveis — 1958, 1960, 1970, 2003, 2009 e 2022 — escolhidos por David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.
Mais do que uma coleção de vinhos excecionais, este estojo é um manifesto da nova Krohn: uma marca que honra o seu passado e se projeta para o futuro, inspirada pela visão da WineStone, holding do Grupo José de Mello dedicada aos vinhos, que tem como ambição criar valor através da inovação, da qualidade e da autenticidade.
Para David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone, a escolha dos anos não foi fácil, atendendo ao rico portefólio da marca, mas o objetivo era claro: “Ccda Vintage escolhido reflete um momento único da nossa história, mas também a nossa vontade de olhar em frente. A Krohn tem um legado extraordinário e este lançamento espelha as verdadeiras expressões do nosso terroir, mas também uma grande vontade de nos reinventarmos. Em suma, estamos a honrar o passado, ao mesmo tempo que damos forma a um futuro brilhante, com um estilo único”.
A Krohn Fine Porto Collection é apresentada em madeira nobre, num estojo limitado a apenas 100 unidades, todas numeradas, e cada exemplar é uma peça de coleção, pensada para colecionadores, amantes de Vinho do Porto e para quem procura um presente de Natal inesquecível.
Sobre os Vintage da Krohn Fine Porto Collection:
O Krohn Vintage 1958 é o primeiro ano Vintage depois do excecional ano de 1955. As características do ano, húmido, permitiram vinhos com aroma e paladar muito finos. Ao olhar, exibe uma tonalidade âmbar. No nariz, apresenta aromas complexos de frutos secos, caramelo e um toque balsâmico. No paladar, é equilibrado e refinado, com notas de melaço, ameixas, chocolate e especiarias, final longo e cativante. Destaca-se pela profundidade, precisão e intensidade aromática, refletindo a elegância de um ano mais fresco.
O Krohn Vintage 1960 é um grande exemplar, refletindo as condições favoráveis da vindima desse ano, um ano quente e com maturação precoce. Apresenta uma cor âmbar intensa e um nariz elegante, com notas de toffee e frescura herbácea. No paladar, revela complexidade e um equilíbrio notável entre doçura e frescura, uma intensidade marcante.
O Krohn Vintage 1970 apresenta uma cor acastanhada pálida com um largo bordo âmbar. O nariz tem um atraente caráter de noz quente, notas de maçapão e noz fundindo-se com aromas de café preto. As discretas notas animais almiscaradas conferem ao vinho uma dimensão sensual e selvagem. O paladar é rico e suave, mas elevado por um final picante.
O Krohn Vintage 2003, um ano de qualidade excecional, apresenta-se com uma cor negra impressionante com aromas concentrados de fruta madura. Encorpado e carnudo, conta com taninos bem equilibrados e maduros. Final longo e doce.
O Krohn Vintage 2009 apresenta núcleo roxo profundo com estreito aro cor de tijolo vermelho. Vigoroso, opulentas frutas de bagas quase dominam o nariz, uma rica infusão de frutas maduras pretas e vermelhas. Notas de madeira serrada, caixa de charuto e alcaçuz emergem gradualmente, bem como notas leves de pétalas de rosa e violeta, secas. O sabor frutado e complexo ressurge no paladar com intensos sabores de morango, groselha e ameixa que permanecem no longo final.
O Krohn Vintage 2022 traduz a excecionalidade desta marca. Apresentando uma cor púrpura profunda e opaca, este vinho é expressivo e complexo no nariz, com aromas de frutos silvestres, amora, cereja, cassis e delicadas notas de violeta. No paladar, destaca-se pela estrutura intensa, taninos polidos e sedosos, acidez equilibrada e grande frescura. O final é longo e refinado, refletindo a elegância característica da Krohn e o seu excelente potencial de envelhecimento.
A icónica marca de Vinho do Porto foi criada em 1865 pelos jovens primos noruegueses Theodor Wiese e Dankert Krohn, sob o nome original Wiese & Krohn. A companhia nasceu com uma forte vocação exportadora e consolidou uma marca de renome graças à qualidade dos seus Vinhos do Porto Vintage e Colheitas, envelhecidos em cascos de madeira. Integrada na WineStone, a Krohn tem na sua base a Quinta do Retiro Novo, em Sarzedinho, uma propriedade lendária que se destaca pelas suas vinhas velhas, de baixa densidade e produtividade, responsáveis por alguns dos Vinhos do Porto mais emblemáticos da marca ao longo de 160 anos de história.
Para marcar os 160 anos, a Krohn procedeu a um redesign da marca, recuperando a original grafia da marca, numa imagem elegante que também poderá apreciar no estojo e no último Vintage 2022. O Krohn Fine Porto Collection estará disponível brevemente no mercado e custa 1500 euros.