A Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil, em parceria com o Governo de Minas Gerais, apoio do Sebrae e patrocínio da CEMIG, promove uma nova etapa do projeto “Minas em Portugal”. Com uma programação especial entre os dias 9 e 15 de novembro, a "Semana da Cozinha Mineira" terá três etapas em Lisboa, com a participação no evento “Essência do Vinho Lisboa” e ações nos restaurantes “Sála" do Chef João Sá (1* Michelin) e no “Hotel Vila Galé Arcos”.
Segundo Rodrigo Ferraz, o Director da Plataforma a história do Fartura com Portugal começou em 2018: "Desde então já realizamos inúmeras ações, festivais, jantares, já recebemos chefs portugueses em nossos eventos no Brasil e agora teremos uma nova etapa desse projeto. O nosso objetivo, enquanto uma plataforma de gastronomia, é mostrar a riqueza do nosso estado para o mundo. E estamos, cada vez mais, conquistando esse espaço. Minas Gerais vem se afirmando como um destino turístico atrativo para os portugueses, sendo o segundo maior mercado para os turistas".
O projeto "Minas em Portugal" teve início em fevereiro de 2024, no decorrer da Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, no Porto, e agora está de volta, com a "Semana da Cozinha Mineira", a fim de consolidar os laços culturais e comerciais entre o Estado de Minas Gerais e Portugal.
Entre os dias 9 e 11 de novembro, o stand mineiro receberá apresentações de produtos autóctones e uma apresentação especial sobre queijos mineiros. A ação inclui atividades de degustação de vinhos, queijos e das cachaças Erva Doce e Seleta, da região de Salinas, com curadoria do especialista Alexandre Lalas e pratos assinados pelo chef mineiro Caio Soter, um dos nomes de destaque na gastronomia mineira contemporânea.
No dia 13 de novembro, o Chef Caio Soter vai partilhar a cozinha com o Chef João Sá do restaurante Sála, em Lisboa, num jantar a quatro mãos dedicado a jornalistas e especialistas do sector.
Em 15 de novembro, realiza-se um curso de capacitação para o 'trade' turístico e jornalistas no Hotel Vila Galé Arcos, encerrando a semana de atividades e reforçando o potencial de Minas Gerais como destino gastronómico e cultural.
O menu deste curso inclui pratos típicos como “telha de pão de queijo com creme de abóbora” e “broa de milho com requeijão moreno”, além de uma combinação especial de sabores que celebra a versatilidade dos ingredientes mineiros.
Com esta nova etapa, a Plataforma Fartura pretende intensificar o intercâmbio cultural e fortalecer as oportunidades de negócios e turismo, posicionando Minas Gerais no mercado português e europeu.
O Governador do Estado, Romeu Zema, explicou ao Jornal de Vinhos que, “Minas Gerais e Portugal têm uma ligação profunda, partilhando a língua e raízes culturais, históricas, percebidas desde as ruas de nossas cidades, à mesa de nosso povo. Acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de criar novas oportunidades de negócio para portugueses e brasileiros."
"Fartura – Gastronomia do Brasil" é a principal plataforma gastronómica do país, e consiste na pesquisa, partilha de conteúdo e produção de eventos no sector. As “Expedições Fartura” acontecem desde 2012 e já visitaram todo o território brasileiro em mais de 100 mil quilómetros percorridos, procurando histórias e receitas que dão origem a livros e filmes premiados, além de conteúdos para a web.
Esta pesquisa baseia-se na curadoria dos eventos, que já se realizaram em todas as regiões brasileiras. Cerca de um milhão de pessoas já participaram de “Festivais Fartura” em mais de 10 cidades, desde 2014. Belo Horizonte, São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Porto Alegre, Belém, Serro, Conceição do Mato Dentro, Brasília, Lisboa e Porto estão entre elas.