Depois de passar por três restaurantes em Lisboa, Francesco Ogliari redescobriu Évora, onde encontrou o espaço perfeito para abrir o Tua Madre, em 2020. No centro da cidade, numa paralela à Praça do Giraldo, fica este espaço resultante da combinação da cozinha italiana com a alentejana, onde o chef conseguiu o equilíbrio perfeito entre a sua identidade e tradição, com a homenagem e utilização dos produtos que encontra ao seu redor e que são tão próprios do Alentejo, resultando num espaço único na região.

“Com estes eventos pop-up pretendemos trazer ao Zunzum chefs de todo o país, com conceitos diferentes, mas com algo muito importante em comum: o amor e respeito aos produtos e ingredientes portugueses. O primeiro convidado é o Francesco, que exemplifica perfeitamente o que quero dizer, com a sua cozinha italiana repleta dos sabores fortes e também característicos do Alentejo. Este é o futuro das novas tradições, a mistura de identidades para criar algo novo e diferenciador. E o Zunzum é, sem dúvida, o palco para dar a conhecer isso a todos os curiosos e apaixonados por gastronomia.”, afirma Marlene Vieira.

“Admiramos profundamente o trabalho e a incansável dedicação da Marlene Vieira e estamos entusiasmados e honrados por cozinhar com a Chef e a equipa do Zunzum. Abrimos o Tua Madre com a intenção de expressar de forma descontraída o nosso amor pelo produto genuíno português e o respeito por quem o produz, sem deixar para trás a nossa bagagem e as nossas origens. Desta forma, temos a possibilidade de viver de diferentes formas a gastronomia portuguesa com profissionais que partilham connosco esta paixão” acrescenta Francesco Ogliari.

Nestas duas noites especiais, será possível optar por um menu de degustação a quatro mãos, de sete momentos, com pratos de assinatura dos dois chefs, ou a la carte, dando abertura aos mais criativos para conceber a sua própria experiência gastronómica.

O parceiro vínico do evento é a Herdade do Cebolal, um projeto familiar que nasceu em 1890, na aldeia de Vale das Éguas, no concelho de Santiago do Cacém. Todos os vinhos, incluindo as referências selecionadas pela sommelier, Gabriela Marques, para este jantar, têm baixa intervenção química e respeitam a autenticidade do terroir, o que se traduz em propostas com personalidade, repletas dos sabores e dos aromas típicos da Costa Alentejana.

O jantar tem início às 19h00 e o valor do menu de degustação é de 85€ por pessoa, com harmonização incluída. As reservas podem ser feitas através do website ou telefone.