Com 160 vinhos DOP Dão inscritos, provenientes de 44 produtores da Região, a competição foi organizada pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão e presidida por Beatriz Machado. O painel de prova foi composto por trinta provadores, entre Enólogos das diversas Regiões Demarcadas, Sommeliers de prestigiados restaurantes, incluindo Estrelas Michelin, críticos de vinho da imprensa especializada e representantes de empresas ligadas à distribuição de vinhos.

Em prova cega, que decorreu no Solar do Vinho do Dão no passado dia 25 de junho, as amostras foram agrupadas nas seguintes categorias: vinhos brancos de lote, vinhos tintos de lote, vinhos varietais e espumantes. Em resultado, foram atribuídas 44 medalhas, distribuídas pelo Melhor Vinho a Concurso, quatro platinas, 28 medalhas de ouro e 11 de prata.

Nesta XII Edição, o Melhor Vinho a Concurso é o Casa da Passarella Villa Oliveira Encruzado 2017, na categoria IV – Vinhos Varietais.

VER LISTA COMPLETA AQUI

O Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, refere a diversidade e experiência do painel de provadores, transversal ao mundo do vinho e salienta ainda que, mais uma vez, “os produtores apresentaram vinhos muito elegantes e equilibrados, de grande carácter, tal como tem acontecido em anos anteriores. Não posso deixar de referir que, ainda há poucos dias, num concurso internacional, os vencedores do melhor vinho branco e melhor vinho a concurso são DOP Dão, nomeadamente o Freire Lobo Vigno Encruzado 2017 e o Morgado de Silgueiros Touriga Nacional 2017. Os Vinhos da Região estão a expressar de forma significativa o terroir único do Dão”.