Há mais de duas décadas, dava-se uma “revolução” vínica no Douro, ao nascer a Lavradores de Feitoria, empresa que resultou da união de 15 produtores e 18 quintas – hoje as quintas são 20 e a Quinta do Medronheiro é um activo da empresa. Um modelo de negócio arrojado, que muitos acharam que não teria pernas para andar. Teve e o caminho tem sido mais de altos do que de baixos. E é caso para dizer que há uma nova ‘Estrada’ nesta história, sem que o sentido seja literal, mas em forma de vinho. Desta vez foi a Lavradores de Feitoria a desafiada a unir-se e fê-lo à família Silva Reis – maior accionista da Real Companhia Velha – na criação de uma marca e produção de vinhos, branco e tintos do Douro.

Uma parceria que une a jovem Lavradores de Feitoria à mais antiga empresa de vinhos – Real Companhia Velha – e que se iniciou com foco no mercado externo, mas rapidamente chegou a Portugal e, aqui, seguem para as segundas colheitas. Dentro das fronteiras, os ‘Estrada’ estão à venda, em exclusivo, no Pingo Doce. Os vinhos cumprem com a tipicidade do Douro, com aposta em castas nativas – Viosinho, Rabigato, Arinto e Gouveio, no branco; Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barrosa, no tinto – num lote participado por ambos os produtores, em partes iguais.

Estrada Reserva branco 2020 • DOC Douro

PVP: €14,99 • Álc.: 13,0% • Acidez Total: 6,20 g/l • pH: 3,19

A ‘Estrada’ para o ‘Reserva branco 2020’ é um vinho limpo e brilhante, de tonalidade amarelo-pálido, que impressiona pela sua complexidade aromática, com notas de ameixa, pêra madura e nuances florais e delicadas notas tostadas, provenientes do estágio em madeira – barricas novas e usadas de carvalho francês, onde termina o processo de fermentação e estagia por seis meses, com battonage bi-semanal. Na boca, mostra-se intenso e cheio de sabores, com uma excelente gordura e voluma de boca, que são equilibrados por uma excelente acidez. Um branco gastronómico, ideal para queijos, massas, carnes brancas e peixes gordos.

Estrada Reserva tinto 2018 • DOC Douro

PVP: €14,99 • Álc.: 14,0% • Acidez Total: 5,40 g//l • pH: 3,76

A segunda edição do ‘Estrada Reserva tinto’ enverga o ano de 2018. Um vinho com fermentação em cubas de inox e estágio em barricas de carvalho francês, em que 20% e nova, por um período de 12 meses. Com uma bela cor ruby, tem um aroma muito fresco, onde se destacam frutos vermelhos e do bosque, assim como notas de baunilha, harmoniosamente integradas e a revelar boa intensidade aromática e complexidade. No palato, é um vinho redondo e equilibrado, com generosos sabores frutados, numa textura firme e um final de boca longo e persistente. Ideal para carnes, pastas e queijos, pratos para as quatro estações.