O Enólogo chefe Diogo Lopes da casa AdegaMãe tem vindo a levar a cabo um conjunto de observação/ensaios sobre a casta Viosinho. Chega agora ao mercado o resultado líquido que culmina com a apresentação

Na sequência dos ensaios desenvolvidos pelo enólogo Diogo Lopes em torno da casta Viosinho, a AdegaMãe acaba de lançar uma nova referência que vem reforçar a sua gama de Vinhos de Parcela, aquela onde cabem as mais distintas experimentações no seu terroir.

O AdegaMãe Parcela Amarela é um 100% Viosinho, feito a partir de uvas que se têm destacado ano após ano e que conquistaram o direito a uma vinificação específica, em ovo de cimento e em carvalho francês, com o objetivo de reiterar todo o potencial de uma casta que se impôs como decisiva na gama de brancos da AdegaMãe.

“O comportamento do Viosinho é fantástico no nosso terroir. É uma espécie de grand cru da AdegaMãe, impõe-se com toda a sua qualidade no lote dos principais vinhos brancos, sobretudo nos topo-de-gama. Como monocasta é igualmente uma das nossas principais referências, daí que o nascimento deste Parcela Amarela, feito a partir de uvas muito especiais que temos identificadas num talhão dominado pelo calcário, tenha sido muito natural. Procuramos mais uma vez homenagear e demonstrar o potencial de uma variedade que, estamos seguros, reclama a Região de Lisboa com um dos seus palcos de excelência”, afirma o enólogo Diogo Lopes.

O lançamento deste novo Parcela Amarela é acompanhado pela renovação da gama de monocastas brancos da AdegaMãe, um total de seis referências já conhecidas (Viosinho, Arinto, Alvarinho, Chardonnay, Riesing e Sauvignon Blanc) que têm vindo a destacar o produtor no panorama dos brancos nacionais. “Estamos a aguardar o tempo que estes brancos merecem e a lançá-los mais tarde, já que se tornam ainda mais distintos com alguma evolução em garrafa. O nosso projeto evolui e só confirma, ano após ano, o potencial do terroir atlântico que nos acolhe e que nos consolida como um produtor referência dos brancos de Portugal”, afirma Diogo Lopes.

ADEGAMÃE PARCELA AMARELA 2019

Casta: 100% Viosinho

Preço indicado: 20,00€

Produção: 1300 garrafas

Diogo Lopes: “80 por cento do vinho fermentou em ovo de cimento. O restante lote fermentou em barricas de 400l de carvalho francês. É um vinho cheio de originalidade, até pelo ligeiro véu que desenvolveu e que fizemos questão de manter.”