Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se a Torres Vedras como uma realidade urbana forte, que “nunca perdeu a sua identidade e a sua ligação às suas raízes rurais”. Para o Presidente da República, a sede da AMETUR “é mais do que aquele espaço físico […] é a presença de Portugal no mundo através do vinho”, que se assume como um dos fatores de identidade do país.

“Poucos produtos agrícolas marcam a identidade de Torres Vedras como o vinho”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, acrescentando que “o enoturismo assume a diversificação do setor vitivinícola no Concelho e encerra em si um elevado potencial de crescimento”. Laura Rodrigues destacou a importância do Município integrar redes colaborativas como a AMPV e a AMETUR neste caminho de afirmação do território, “aproximando o que era distante, partilhando diferentes saberes e diferentes maneiras de fazer”.

O presidente da AMETUR, José Arruda, explicou que a associação foi oficialmente constituída no dia 21 de novembro de 2020, em Torres Vedras, vindo substituir AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo, criada em 2014. José Arruda destacou o simbolismo da sede se encontrar no Mercado Municipal, porque “associa àquilo que é o mundo rural que é o que nós defendemos, e muito, na oferta enoturística”. Esta associação mundial pretende criar uma rede de trabalho alargada aos diferentes continentes, que reúna especialistas de enoturismo e entidades que trabalhem esta área, promovendo a discussão, a troca experiências, a partilha de casos de sucesso e a divulgação e reprodução do que de melhor se faz nesta área.

“Este é um projeto de enorme importância e que a AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho tem um enorme orgulho em apadrinhar”, afirmou o presidente da AMPV, Luís Encarnação. Na sua intervenção, sublinhou, ainda, a capacidade que o enoturismo tem para atrair visitantes para o interior do país e para mitigar a sazonalidade do turismo no litoral.

A AMETUR está representada em 24 países da América do Sul, da Europa, da Ásia e de África.