A Touriga Nacional é das castas mais presentes e reconhecidas no mercado português estando plantada em todas as Regiões Demarcadas nacionais. Na Ravasqueira, a presença da também chamada “casta rainha” não é exceção. Ao longo das várias vindimas os responsaveis desta casa alentajana foram aprimorando o seu carácter e atribuindo-lhe lugar nos tradicionais blends. Porém, referem, chegou o momento para produzir um vinho monocasta de Touriga Nacional, "capaz de revelar uma identidade profundamente influenciada pelo terroir".

A Ravasqueira tem a tradição de engarrafar exemplares de qualidade do portfolio de castas que temos neste magnífico terroir. Entendemos que a Touriga Nacional estava no momento certo, com o perfil que pretendíamos e que dará enorme prazer à mesa.” Refere David Baverstock, Enólogo Chefe da Ravasqueira.

Vinho Regional Alentejano 2021

Touriga Nacional

Argilo-calcários com influência rochosa de granito e xisto.

Seleção de plantas e zonas específicas dentro de cada talhão. Vindima mecanizada para palotes de 500kgs.

  • Uva desengaçada que passa por uma maceração a frio durante 2 dias, em lagares de 7 toneladas e cubas troncocónicas de 9 toneladas.

  • Fermentação de 10 dias a uma temperatura máxima mais baixa que o normal 26oC.

  • Estágio parcial de 6 meses em barricas novas e usadas até 4 anos, de Carvalho Francês e um curto estágio em garrafa antes de entrar para o mercado.

    Cor leve violeta, densa escura. No nariz, tem um perfil nobre e intenso com as notas de cedro, caruma a assumirem destaque. Na prova, é cheio, muito fresco e elegante. Grande ataque com taninos finos com um final cheio frescura viva. Notas também de fruta, ameixa e até amoras sem estarem demasiado maduras.

Teor Alcoólico: 14%

Acidez Total: 5,2g/L; pH: 3,7 Açucares Redutores: 3,8g/L