Depois da recente alteração da legislação do IVDP, que só há pouco tempo autorizou este novo vinho na categoria dos vinhos de Idade - até então incluía apenas os 10, 20, 30 e 40 anos - , o Dalva Porto Tawny 50 Anos surge como um reflexo da herança histórica da casa C. da Silva. A riqueza em vinhos muito velhos, aliada ao saber, resultaram num Vinho do Porto de complexidade e requinte notáveis, com enologia de José Manuel Sousa Soares e um PVP de €240.

O Dalva Porto Tawny 50 Anos tem origem em lotes de diferentes vinhos de qualidade superior, envelhecidos em cascos por períodos variáveis, dando origem a um vinho de cor aloirada, com aromas evoluídos, apresentando um perfil em prova de um vinho de 50 anos. A sua aparência é âmbar, com bordo dourado e matizes esverdeadas.

No nariz sobressaem os aromas evoluídos a fruta, em especial ameixas e figos secos, amêndoas torradas, com um lado especiado a caril. Muito sin- gular, a desvendar ao longo da prova múltiplas sensações, com especiarias doces, como noz-moscada, a surgirem na boca, combinadas com acidez viva e notas cítricas frescas. Termina muito intenso, equilibrado, com apontamen- tos de maçapão. Um Vinho do Porto completo, para ser apreciado sozinho.