A Poças apresentou recentemente, o “Símbolo 2017”, uma nova colheita do icónico vinho que integra o portefólio da empresa fundada em 1918. Falamos de um vinho DOC Douro, que procura materializar a filosofia associada ao seu nome: ser um “símbolo” da sua origem.

Produzida com as melhores uvas provenientes da Quinta de Santa Bárbara, localizada em Ervedosa do Douro (Cima Corgo), e vinificado na Quinta das Quartas, situada na Régua, esta referência do produtor de Vinho do Porto e DOC Douro apresenta um tom rubi profundo e um aroma intenso e complexo, com notas de especiarias e fruta compotada. No paladar é rico, estruturado, e apresenta um equilíbrio perfeito com a madeira, assim como notas de especiarias e fruta madura, num final longo e persistente.

“O Símbolo 2017 foi produzido somente com castas de vinhas velhas, com 40 a 60 anos, e as uvas utilizadas para a sua produção foram selecionadas e vindimadas à mão. Para um resultado perfeito, este vinho deve ser servido a cerca de 18oC, e é recomendado para acompanhar todos os tipos de carne, especialmente cabrito assado, carnes maturadas ou carne de caça, e uma grande variedade de queijos”, explica André Pimentel Barbosa, enólogo da Poças.

Este vinho tinto, que passou por um processo de vinificação com fermentação a temperatura controlada - com remontagem e maceração prolongada -, estagiou 18 meses em barricas novas de carvalho francês “Allier”, com 300 litros de capacidade, e teve ainda um estágio em garrafa, durante 12 meses.

“A nova colheita deste vinho é a consequência de um trabalho consistente e persistente que a Poças tem vindo a desenvolver com os vinhos tranquilos. Queremos continuar a produzir vinhos complexos e de grande qualidade, inspirados no terroir do Douro, sempre com os olhos postos no futuro, conciliando o conhecimento e a tradição com propostas mais jovens e modernas”, refere o CEO da Poças, Pedro Poças Pintão.

DOC Douro

SUB-REGIÃO: Cima Corgo (Ervedosa do Douro)

CASTAS: 100% Vinhas Velhas

IDADE DAS VINHAS: 40-60 Anos

TIPO DE SOLO: Xisto

VINDIMAS: Uvas selecionadas na vinha e vindimadas manualmente

VINIFICAÇÃO: Fermentação a temperatura controlada, com remontagem e maceração prolongada

ENVELHECIMENTO: Estagiou 18 meses em barricas novas de carvalho francês “Allier” com 300 litros de capacidade, acrescido de um estágio de 12 meses em garrafa

ENGARRAFAMENTO: 2020

ENOLOGIA: André Pimentel Barbosa

DIRETOR TÉCNICO: Jorge Manuel Pintão

O Símbolo 2017, tem PVPR de 50 euros (75cl), encontra-se à venda em garrafeiras e lojas especializadas em todo o país, na loja on-line - onde é possível comprar diretamente ao produtor -, e também na loja física no Centro de Visitas, em Vila Nova de Gaia, que, atualmente, se encontra aberto de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00.