O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) comemora 40 anos de existência com o lançamento do novo Portal da Vinha e do Vinho, a apresentação do Anuário 2025 de Vinhos e Aguardentes de Portugal e a instituição oficial do Dia Nacional da Vinha e do Vinho, a assinalar anualmente a 31 de julho. Fundado em 1986 pelo Decreto-Lei n.º 304/86, o IVV tem-se afirmado como a autoridade nacional responsável pela coordenação, controlo e valorização do património vitivinícola português, gerindo as denominações de origem e indicações geográficas.
As comemorações na sede do IVV, em Lisboa, integram uma sessão solene com a presença do Ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, seguida de uma prova de degustação para os media. O programa noturno reúne o setor, o Governo, a academia e o corpo diplomático num evento que transforma o pátio do edifício num espaço de degustação das 14 regiões vinhateiras, em colaboração com a ANDOVI e os Escanções de Portugal, promovendo as DOP e IGP nacionais.
O evento destaca ainda os vinhos estagiados na Adega do Mar, submersos pela ECOALGA sob o conceito de Marroir. A nível cultural, o programa inclui os Menus com História, uma exposição de pintura de Roque Gameiro, faianças de Bordallo Pinheiro e um percurso de literatura vínica com a obra Portugal Vinícola, de Cincinnato da Costa, e rótulos de Abel Pereira da Fonseca associados a Fernando Pessoa. O concerto In Vino Veritas e o núcleo científico na biblioteca encerram as celebrações.